quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO




AFRODESCENDENTES

Justificativa

Fomos educados para não discriminar. Conviver pacificamente, sem preconceito de raça, classe social, religião. Por muito tempo estivemos com os olhos e a mente vendada, perpetuando o mito de que o Brasil realmente é um paraíso, sem conflitos raciais e ou discriminação. Nos bancos escolares entre outras instituições, ouvimos.
Que somos iguais e temos os mesmos direitos e deveres, mas o próprio lanche trazido de casa já mostrava diferenças gritantes, e nada foi feito para combater as desigualdades.
Uma análise da realidade somada a dados estatísticos evidencia inúmeras diferenças entre brancos e negros e revelam mecanismos de exploração e subordinação do diferente. A população brasileira é composta por 45% de pessoas negras ,sendo que a maioria têm tem condições socioeconômicas e acesso e permanência na escola inferiores aos brancos.
Se acreditamos nos princípios democráticos e almejamos sermos democráticos, necessitamos construir uma educação anti-racista capaz de combater as diferentes formas de racismo.Precisamos investir na formação humana que eduque para a igualdade racial,pois “o racismo é um aprendizado,ninguém nasce racista,aprende e se forma racista”.
Dessa forma, a escola não pode fugir de sua responsabilidade de ensinar e praticar o respeito às relações sociais. Necessita repensar as relações étnicas raciais, sociais, pedagógicas e procedimentos de ensino.
Enquanto educador nos empenha na valorização da história e cultura dos afro-brasileiros e africanos, ampliando currículo escolar para a diversidade cultural, racial, social e econômica do Brasil visando uma sociedade mais justa, desenvolvendo uma relação de respeito as culturas de cada povo.

Objetivo Geral

Desenvolver uma consciência política e histórica da diversidade racial para fortalecer a identidade do povo brasileiro e combater o racismo e as discriminações que existem no espaço escolar.

Objetivos Específicos
· Conhecer a origem e a história do povo africano, bem como a formação dos diversos grupos étnico-raciais que formam o povo brasileiro;
· Valorizar a cultura afro-brasileira e contribuição na cultura brasileira;
· Superar a visão de indiferença injustiça, desqualificação e inferioridade entre as raças, povos;
· Manifestar o conhecimento produzido através de mudanças de relações do ambiente escolar, praticando o respeito entre todos.

Estratégia.
· Leitura de texto informativo de obras selecionadas; musica artigo, poemas;
· Exposição oral;
· Pesquisa na internet;
· Trabalhos em grupo com diferentes temáticas e metodologia;
· Apresentação dos trabalhos em grupo para a comunidade escolar;
· Dança com ritmo;

Avaliação.

A avaliação foi realizada durante todo o processo, através do interesse, participação, envolvimento e desenvolvimento das atividades e principalmente na mudança das relações de convivência na escola e sociedade.


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